7.5.08

Tutorial: Faça um abafador de bule para a mamãe


Gente querida do meu coração. Ai que loucura que está isso aqui!!!
Filhotes, maridinho, encomendas 1000 graças a Deus e um sono que não me deixa em paz!!!
Mas vamos lá né?
Sabe aquelas tardes de outono de conversas intermináveis, regadas a bolinho de chuva, torradinhas e chá...muito chá...
Assim eram muitas tardes em minha infância.
Sou a mais nova de cinco irmãos, então a minha casa era ponto de encontro, minha irmã mais velha sempre passava depois do trabalho para tomar um chá, conversar muito e esquecer de ir embora...hahahah
Pensando nessas tardes, resolvi fazer esse presente para as mamães que gostam de conversar e beber muito chá (ou café)...e de preferência quentinho.
Um abafador, eu penso que antes de tudo é uma peça decorativa muito legal.
Então dá para você comprar um jogo novo de chá para sua mãe e junto lhe dar esse abafador...acho que você vai abafar geral com esse presente.
Fiz com um lindo retalho importado da Bélgica (ai que luxo), esse tecido caiu como luva.
Chega de conversa, senão o chá esfria...
Vamos aos materiais:

- papel para fazer o molde
-tesoura
-caneta ou lápis
- dois retângulo de 25x35 cm de tricoline estampado (frente)
- dois retângulo de 25x35 cm de tricoline estampado (avesso)
- dois retângulos de 25x35 cm de manta acrílica (eu uso sempre resinada)
- máquina de costura
- ferro de passar
- um botão grande


Comece fazendo o molde. Corte um retângulo de 17x22 cm no papel. Em um dos cantos faça a marca de 13 cm, desse ponto até o topo do outro lado, risque com cuidado, formando a curva mostrada na foto.


Recorte e se precisar dê uma pequena arredondada.

Faça um sanduíche (com os tecidos, depois você faz o chá e come alguma coisa) da seguinte maneira:

tecido (estampa para cima)
manta acrílica.


Eu sempre uso manta acrílica resinada (com uma cola que é ativada com o calor do ferro). Então quando costuro por cima o tecido não fica enrugado, se você não tem essa manta, terá de alinhavar o trabalho antes de levá-lo à máquina.






Faça o quilt. Você pode marcar o tecido antes de quiltar usando giz de alfaiate, caneta fantasma ou sabonete. Marque linhas, um xadrez, como quiser. Como meu tempo é pouco, eu quilto com o pé de máquina normal, mas livre, ou seja, vou costurando de forma torta.


Eu cruzei as linhas e ficou assim. Se você não quiltar, não vai ficar firminho.
Junte direito com direiro dos tecidos quiltados. Use o molde para riscar. Como eu só fiz metade do molde, risque, vire o molde do outro lado, e risque a outra parte, assim fica bem certinho.
Alfinete e costure em toda a volta curva, a parte reta não será costurada agora.

Se você tiver tesoura de picotar, corte o excesso com ela, ou então corte com a tesoura normal e dê piques em toda parte curva.

Ó...tá quase pronto.




Dobre ao meio e marque o centro com um alfinete.

No local onde você marcou o centro, pregue um botão, será o puxador do abafador. Você pode costurar talvez um viés dobrado, ou fita, mas acho o botão mais legal...


Risque o molde no avesso do tecido do forro, costure na parte curva, deixando na ponta (bem no meio) um buraco sem costura para poder virar depois a peça para o lado direito.





Vista o forro com o abafador, DIREITO COM DIREITO. Alfinete bem, costure toda a "boca" do abafador. Vire pelo buraco que você deixou anteriormente.

Passe a ferro a ponta, colocando o forro para dentro.

Rebata a costura para o forro não ficar aparecendo.

Com linha e agulha, feche o buraco do forro com pontos invisíveis.Pronto! Mais uma sugestão de presente!





Eu amei esse, acho que vou me dar de presente, afinal sou mãe também!!!

Hoje no flickr, abri um grupo para as fotos de seus trabalhos, usando os meus tutoriais.
Postem as fotos lá garotada...

Dúvidas...só escrever...

Sexta feira o último tutorial...o presente que eu farei para a minha mãe!


Beijos e até mais..

Pin It

3 comentários:

Lau disse...

quero te agradecer mto por todas essas idéias e td sempre mto explicadinho!
Devo admitir q a admiro e mto, cuidar de filhos, fazer as coisas lindas q vc faz e ainda ter tempo de dividir essas idéias fantásticas, não é p/ qqer um!!!
Q Deus a abençõe e dê mta saúde p/ vc e sua família!!!
Bjinhus no coração =))

Bordados da Léa disse...


obrigada por mais um tutorial.

marciac disse...

Olá!
Quero lhe agradecer também por este tutorial. Sou iniciante e será muito útil para mim, com certeza. Trabalhos lindos os seus..

Obrigada pela disposição em compartilhar: coisa rara hoje em dia..
Deus a abençõe e ilumine, sempre.
Beijo
Márcia