27.4.11

É hora de novidade?


O novo. Quem não quer?
Criar peças novas, além de fundamental para uma marca, é questão de sobrevivência para um artista.
Nos últimos dias que relaxei um pouco, consegui dar corpo a duas peças que estavam esquecidas no papel. Uma foi uma clutch a Mimi e a outra foi uma bolsona linda, a Aretha.
Desenhei, calculei e costurei. Fiquei feliz com o resultado final das duas peças.
É tão gostosa essa sensação. A gente que ama o que faz, mas acaba fazendo tantas vezes a mesma peça, precisa de vez em quando de coisas novas, de novos desafios.

Você já se perguntou quantas vezes fez tal peça? Você sente a mesma alegria ao fazer aquela peça pela centésima vez?
Devemos entender que uma coisa é ter um modelo e reproduzi-lo inúmeras vezes com cores e detalhes diferentes. Outra é fazer a mesma peça, com a mesma cor numa repetição que parece não ter fim.

Eu sou uma crafter com sérios problemas. Pego ódio fácil de um trabalho.
Em geral é pela repetição. Por isso costumo não pegar atacado, pois no fim estou infeliz e esgotada, não só fisicamente por motivos óbvios, mas a parte de mim responsável pela criatividade sai para beber e cantar "Meu mundo caiu..."

É importante criar peças novas. Mas como fazê-lo?
Gostaria de dividir com vocês algumas coisas que me ajudam muito.

- Você tem um bloco de notas na bolsa?

Eu tenho um lindo, que ganhei da Paula Paz (uma cliente muito fofa) que anoto tudo que me vem a mente. Quando saio de casa, vejo vitrines, vejo gente no metrô, vejo a dificuldade das pessoas para pegar as coisas nas bolsas...
Eu vou rabiscando, escrevendo, pareço doida, mas são essas anotações que me ajudam a pensar muitas peças.


- Você se arrisca quanto?

Eu me arrisco muito. Claro que não sou maluca ao ponto de testar peça nova com importado. Uma dica legal é ter pano bem barato pra cortar, ver se dá certo. O risco de um surto histérico por errar será bem menor.
Vendedores de artesanato são umas cobras, nos empurram de tudo não é?
E em feiras então? Se você não tomar cuidado sai nua da feira. hahahahahah
Eu sou cara de pau. Peço amostra, peço desconto, peço até de graça, porque gosto sim de testar as novidades.
Muitos produtos pra facilitar a nossa vida são criados diariamente.
Tive resultados muito bons em algumas peças recentemente, com material novo e indicado por um vendedor.
Gostei do produto e vou comprar novamente. Só que vou pedir um desconto maior ainda hahahahahahha

- Você pode sim desenhar seus moldes!!!

Diariamente recebo emails de gente querendo comprar meus moldes, ou me pedindo de graça mesmo. Não vai dar não!
Eu gosto do sabor de rabiscar, cortar, costurar, desmanchar, costurar de novo e ter uma peça linda, totalmente feita por mim.
Você já provou isso?
Amy Butler é muito famosa por suas bolsas, livros, moldes, mas se você parar pra olhar, as bolsas dela são lindas, mas são tão simples!
Ela desenvolve os projetos. Entende necessidades do seu público e coloca isso nas peças.
Pegue papel, lápis, régua e risque muito, calcule, corte, faça testes.
O que você quer nessa peça? Quanto ela será útil? Será fácil de usar? É linda, mas dá para carregar com conforto?
Não tem preço fazer seu próprio molde.
Claro que tem cursos fabulosos pra se aprender isso. Se você pode pagar ótimo! =)

- Quantas novidades?

Criar e criar é ótimo. Mas é muito bom "fortalecer" uma peça já criada. Lhe dar indentidade, seu público saber pelo nome.
Faça peças novas com relativa frequência e dê a quem gosta de seu trabalho inúmeras opções de cores e estampas.

Divertir-se com tudo isso é fundamental, senão perde a graça do trabalho.
Ah e descanse também, porque canseira só cria ruga! ;D Pin It

2 comentários:

Patrícia disse...

É isso aí! Assino embaixo.
Reinventar-se sempre!
Acabamos de fazer isso com nossos quadrinhos de Divino Espírito Santo. Continuamos trabalhando com os divinos, eles continuam sendo para pendurar na parede, as florzinhas ainda tem a mesma cara, mas agora eles é viraram um estandarte!
Beijoca.

Nane disse...

Adorei seu trabalho. Sou tua seguidora. Visite meu blog: naneatelie.blogspot.com