17.10.14

Vamos falar sobre Polegada?

Hoje quero falar sobre  um assunto que muita gente insiste em achar que é "delicado", "complicado" ou outra coisa do tipo!
P-O-L-E-G-A-D-A!!!
Sim minha gente, vamos falar da famigerada polegada.
Você sente ódio, rancor ou alergia quando o assunto é polegada? Neste terapêutico post, vou tentar resolver este problema!
Primeiramente, gostaria de esclarecer que não sou defensora de causa alguma!
Vocês acham que minha missão é defender a polegada até a morte?


Polegada ou Morte!!!

Mas nunca nesta vida!
Gente, é muita criança pra lavar! Não tenho tempo pra isso não!
E é exatamente por ter tão pouco tempo que uso polegadas quando faço meus blocos, quilts e projetos.
Aprendi com muita desconfiança a usar polegadas, mas depois me acostumei e não quero outra vida.
Eu uso muitos livros americanos, sou leitora de vários blogs americanos sobre quilt moderno e esse povo todo usa polegada. Por que raios eu vou transportar para centímetros? Uso régua de polegada.
Hoje eu tenho minha própria linha de réguas . Mas mesmo quando eu não tinha nenhuma régua, eu me virava com as medidas da base de corte. Até que um dia eu consegui comprar minhas primeiras réguas de polegada. Sim, facilitam muito a vida.
Se eu compro um livro japonês de patchwork que está todo em centímetro uso a bendita régua de centímetro.
Não perco meu tempo com conversões! Se é polegada vamos de polegada, se é centímetro vamos de centímetros!

Por conta do Estrelado Quilt-Along muitas pessoas me escreveram com dúvidas sobre polegadas.
Vamos resolver isso hoje pra você cortar seus paninhos e participar do Quilt-Along?!
Na foto abaixo temos um quadradinho com 2 polegadas.
Polegada é pura fração. Eu penso em pizza. Sério! Ajuda! #cabeçadegorda
Indo da esquerda para a direita (na horizontal) temos risquinhos menores. Entre um risquinho menor e outro temos os "oitavos" de polegada. Se são "oitavos" você já conclui que dentro de uma polegada você tem oito espacinhos desses.
A cada dois espacinhos que a gente chamou de "oitavos" temos risquinhos médios que são os "quartos" das tais 3 polegadas e 3 quartos por exemplo. Se são "quartos" fica claro que dentro de uma polegada temos 4 quartos, quatro espaços. Certo?
Aí no meio da conversa tem um risco maior que é o meio! A metade da polegada! Assim, dentro de uma polegada temos duas meia polegadas! =)



Agora olhando o desenho acima faça alguns exercícios pra você fixar bem as polegadas!

1/4 de polegada
1/2 polegada
4/8 de polegada
1 1/2 polegada (uma polegada e meia)
1 5/8 polegada (1 polegada e cinco oitavos)

Você encontrará diversas medidas na sua longa vida de quilter e vai aos poucos se acostumando.
Não despreze as medidas arredondando tudo. Quando a pessoa faz um projeto e escreve 3 7/8" (três polegadas e sete oitavos) você pensa "Cara só um nadinha de nada? Por que já não coloca 4 polegadas?"
A pessoa sabe o que tá fazendo! Respeite o projeto da colega e corta 3 7/8" porque depois dá tudo errado e você vai culpar a criatura.
Espero ter ajudado. Cortem muitos panos! E claro, cortem panos para o Estrelado Quilt-Along e vamos quiltar muito!

Pin It

9 comentários:

Fernanda disse...

Quando vc corta em polegadas, vc costura com a margem de 1/4? Em muitas máquinas temos o pé de 0,75 cm... a diferença é pequena, mas em um quilt grande, de milímetros em milímetros, acumulamos um erro grande no final...

Fá Giandoso disse...

Sim Fernanda eu costuro com 1/4
Se não da tudo errado. P
rocure deslocar sua agulha ou comprar um pé de 1/4 pois não adianta cortar tudo certinho e mexer na margem da costura!
Beijo lindeza!

Elysangela Moromisa disse...

Fiquei na dúvida com 1/2" e 4/8" ...

Pri Batsoá disse...

Aeee!!! Obrigada, Fá!! Vai ser a primeira vez que vou utilizar polegadas e do jeito que vc explicou parece realmente bem fácil! Sou sua aluna da eduK, colecionadora dos seus cursos. rs
Obrigada por repartir conosco um pouco do que sabe!
Gostaria de saber mais informações sobre o seu grupo de quilt moderno! Como participar?
Um abraço, DEUS abençoe sempre!

Fá Giandoso disse...

Elysangela o meio é o risquinho maior que está bem na metade da polegada.
Os oitavos vc conta cada espacinho menor. SE são quatro oitavos, quatro espacinhos! Beijo

Fá Giandoso disse...

Pri vocÊ é de São Paulo?
Me manda um email e te explico sobre o grupo. Temos encontro Sábado próximo. Beijo

Erika disse...

Quando percebi que nesse mundo dos quilts tudo gira em torno das polegadas, já comprei minha base de corte e minha régua nessa unidade. Além disso, já tenho o pé calçador de 1/4" pra fazer as costuras. Acho que eu teria dificuldade de trabalhar em centímetros kkkk

Gedalia Almeida Daia disse...

Adquiri seus cursos da Eduk e simplesmente estou amando , vc explica de uma maneira que fá vontade de aprender . Obrigada querida por compartilhar seus conhecimentos !!! Beijos

katze disse...

Fá...não íamos começar hoje???bjos