13.8.14

Patchwork Moderno II - Pensei, risquei, cortei e principalmente desapeguei!


Semana que vem (Senhor já é semana que vem) é tempo de Patchwork Moderno II na Eduk.
Meu novo curso para a Eduk foi pensado durante as longas semanas de repouso da gravidez do Domenico.
Já que não dava pra costurar, ao menos pensar e rabiscar alguma coisa dava. E foi assim, entre esboços mil que esse curso nasceu.
Queria dessa vez trabalhar com projetos mais elaborados que não fossem chatos de fazer. Tá, é verdade que eu acho tudo divertidíssimo no mundo dos quilts; e por ter ficado tanto tempo sem costurar, tudo, absolutamente tudo, me deixa alegre e saltitante. Nunca antes na história desse país eu vi tanta felicidade ao abrir costuras!

Projetos rabiscados, hora de escolher os tecidos... Oh céus!


É sempre a parte mais difícil, né? O que combina com que?
Círculo Cromático ajuda muito e por isso eu uso. Cores decididas, vem a parte dura de abrir o armário e tirar os panos de lá. Isso é tão difícil!
Meu armário é um pouco organizado. Separo os tecidos por cores e todo mundo acredita que a separação dos panos é realmente essa...
O negócio é mais embaixo minha gente!
É importante dizer que dentro do meu armário existem castas de panos muito distintas! E no fundo é assim que eu organizo meus panos:

Panos cobaias, panos pra usar e panos que não vou usar nunca!
Vocês tem isso também?
Tem pano que eu compro pra testar projeto e mesmo que dê tudo errado eu não vou ficar chorando deprimida tomando sorvete de chocolate.
E não gente, esses panos não são panos lisos! Quando vocês entenderão que pano liso é pura ostentação?!
Os "panos cobaias" são tecidos que a gente compra mais baratinho, que são bonitos e que vai que dá certo o teste, você já tem uma coisa linda pronta! Invista nesses tecidos!

Os "panos pra usar", são tecidos que eu gosto muito e que vou colocar na pista sem dó nem piedade. Alguém já se sacrificou por eles (os panos cobaias ok?) e então, eles podem viver o sonho de sair do armário (meu senhor armário de tecidos tá?) e viajar por aí sendo um quilt feliz!

Agora os "panos que não vou usar nunca" são aqueles que eu compro, cheiro de vez em quando e escondo novamente atrás da pilha de tecidos. São panos maravilhosos dos designers que mais amo e que não são feitos pra costurar, mas para puro deleite e adoração...

Mas como não quero arder nas profundezas do inferno preciso praticar o desapego aos bens e decidi juntar muitos desses "panos que não vou usar nunca" nos quilts para o curso.
É verdade que enquanto cortava eu pensava: "cara por que tu tá nessa? por que tá fazendo isso? vai comer um bolo e para agora de cortar isso"...   mas fui forte, comi sim o bolo e continuei cortando.
Tudo foi ficando tão bonito, tão colorido e tão alegre que eu pensei que pano bonito é pra se cortar, afinal "tudo que é bonito é pra se mostrar"... gente que axé!!!

Então, nesse curso vocês verão meus panos mais lindos e amados nos quilts que preparei com muito amor para vocês.
Sabe aquela coisa de prato cheio de spaghetti e você fala "mãe já tá bom" e a mãe põe mais um pouquinho? Essa é a pegada desse novo curso. Coloquei muita coisa que amo para que  minhas alunas queridas sintam todo esse amor e costurem muito!

O teaser foi gravado na semana passada. Nervosismo que vocês não fazem ideia! Quase morri. Superar minha dificuldade em decorar coisas e o pânico das câmeras não é nada fácil. Eu dei um trabalhão danado pra equipe. Judiação!



Mas o pessoal da Eduk faz milagres e o teaser tá prontinho e bacana!
Dê uma olhada no resultado:



Durante os próximos dias vou contando mais detalhes sobre o curso.
Beijo e vejo vocês! =) Pin It

9 comentários:

Unknown disse...

Adoro acompanhar seu blog, seu trabalho é lindo!
E respondendo sua pergunta, também tenho os paninhos que nunca, jamais, de jeito nenhum vou usar! (risos)
Parabens, mais uma vez depois de um post seu fiquei com gostinho de quero mais!
Sucesso lindona!

Atelier Caseiro disse...

Fá ri litros com o relato, sempre têm um pano santo, ou seria santo pano entre tantos paninhos do armário. Mas eu passo a tesoura sem dó, ok com um pouco de dó, rsrsrs é acho que a costura nos deixa doidinha! Beijo e muito sucesso no novo curso, Ana.

Pri Batsoá disse...

Esperando com certa ansiedade!! ;-)

Bia Jansen disse...

Fá, conheci a Farfalla Gialla há uns 4 anos atrás e cheguei a escrever um email de amor, digo, de admiração pelo seu trabalho!
Adorei o texto!
Me vi representada na hora de cheirar os tecidos mais lindos e devolver na pilha, kkk. Mas vc está certa, desapegar é preciso! Até porque, por serem os preferidos estes paninhos lindos devem estar à nossa volta, enfeitando e colorindo a nossa vida em muitos projetos!
Muito legal saber que vc continua apaixonada pelo o que faz, e agora compartilhando seus conhecimentos. Meu sonho tb é um dia viver de pano...Um dia eu chego lá!
Beijos carinhosos
Bia Jansen

Fernanda disse...

O curso foi ótimo, Fa! Obrigada por dividir tanta informação importante. Beijos! :)

MARIA MÁRCIA VERONA disse...

Adorei seu curso. Você é adorável! Seu trabalho é realmente artístico e maravilhoso! Arte pura! PARABÉNS!

Denise disse...

Adorei o curso,vc é 10!!!!!!!Parabéns!!!!!!Me incentivou a arriscar e deixar de lado o medo,obrigado!!!!

biaga disse...

Curso incrível, amei!
Obrigada por espalhar a sua generosidade, aprendi muito nesses três dias de curso (valeu a pena ter faltado a aula pra assistir).
Um beijo e o desejo de muito sucesso pra vc.

Eliany disse...

Você é original até no nome. Menina você é maravilhosa, simpática, super comunicativa e tem o dom de ensinar. Parabéns!!!!!!!!!! Pena que perdi a sua primeira aula, tenho muitos retalhinhos e você me fez perder o medo de arriscar. Vou tentar!!!!!!