21.10.14

Estrelado Quilt-Along: Confecção dos Blocos

Gente linda vocês! Amando as fotos e mensagens mostrando os paninhos cortados para o nosso Quilt-Along!
Só pano lindo! Sobrando pano aí já sabe né? Manda pra cá!
Já cortou os panos? Não!!! Então, pega aqui o plano de corte e prepare seu coração... hoje é dia de feira e de costurar o bloco do nosso Quilt-Along!
Vou guardar a feira depois! No momento estou querendo costurar! #prioridades

Depois que você cortou todos os tecidos respira fundo e vamos lá.
O bloco é muito fácil! Mesmo se fosse difícil eu diria que é muito fácil, pois não gosto de desanimar ninguém #mentirasdobem
Mas esse é sim muito simples. Basicamente, vamos fazer o bloco mais amado de dez entre dez quilters o HST. #asminapiranoHST
Já ensinei o bloco aqui. Quero hoje apenas dar umas dicas de como você pode ganhar tempo quando tem muitos HST para costurar.
Se você como eu tem quatro crianças pra cuidar, ou  se depois do almoço sua cozinha parece presídio pós rebelião sabe que tempo é precioso e não dá pra perder não!
Então, vamos costurar e de quebra ganhar umas dicas pra facilitar a vida!

Comece seu bloco riscando todos os quadrados de 3" com uma linha diagonal.

Dica 1: Tem muito quadrado pra riscar? Faça uma fileira de quadrados e risque vários de uma vez!



Una os quadrados brancos de 3" riscados com os quadrados do tecido A e do tecido B ambos com 3".

Dica 2: Ao unir os quadrados riscados com os estampados alfinete todo mundo para sentar na máquina e costurar tudo de uma única vez. Assim, ganhe um tempo pra lavar a alface da feira (ao menos é o que eu vou fazer hoje com meu tempo livre ) #semglamour


Costure usando a linha riscada como um guia de costura, passando o pé calcador rente a linha riscada. Faça isso dos dois lados.
Lembre-se de que nossa margem de costura é de 1/4". Use o pé calcador adequado ou desloque a agulha de sua máquina.

Dica 3: Costure todo mundo junto de uma única vez, sem cortar a linha! Esse processo chamamos de "costura em cadeia".  Tempo e linha de sobram pra você amiguinha!


Corte o bloco na linha riscada anteriormente.

 Dica 5:  Das mais importantes. Chama o marido pra abrir costura! Vale ainda o namorado, irmão que reclama de tédio ou ainda aquela amiga de infância que veio te visitar. Cara de pau? Ah é nada, diga que ela será parte importante na composição de seu mais recente trabalho artístico #enrolando


Depois dessas dicas tenho certeza que você ganhou um tempinho de sobra.
Com um pouco de intimidade fazendo HST é hora de dar mais um passinho. Vamos refilar seu lindo bloquinho com 2 1/2" que é o tamanho dos outros quadradinhos que sobraram!
Uma régua quadrada ajuda muito aqui. Encaixe a linha diagonal da régua na linha diagonal do bloco:


Nesse caso estou usando uma régua de 2 1/2" que é o tamanho final de nosso HST refilado. O que estiver fora da medida de 2 1/2" corta tudo fora e jogue no fogo onde haverá choro e ranger de dentes!


 Refilado duas partes do bloquinho, só virar o bloco e refilar o outro lado!


Pronto. Seu bloco está refilado! Viva!!! Agora só falta todo o resto! #coragem


 Essa é a posição dos HST e dos quadradinhos de 2 1/2" que tinham sobrado de nosso plano de corte. Além do quadrado de 4 3/8" que ficará bem no centro!


Vá costurando quadradinho por quadradinho formando fileiras.
Eu costuro as duas primeiras fileiras horizontais de cima e depois as duas de baixo.
A parte central do bloco é só costurar primeiro os quatro HST da esquerda formando um quadrado  e depois os quatro HST da direira. Costuras abertas? Junte com o quadrado central branco.

Dicas importantes:

- Abra as costuras sempre. O resultado é outro! Acredite em mim!!!
- Spray com água no final do bloco pronto e ferro de passar pegando fogo é o segredo de uma vida feliz! Eu recomendo.

O tamanho final do bloco é 12".
Você vai preparar quantos blocos para a próxima semana?
Eu estou pensando em fazer 9 blocos. Na semana que vem vou mostrar para vocês como unir os blocos e montar um topo de quilt bem legal.
Gente, para as pessoas que me mandaram mensagem, sim em breve teremos em nossa loja os tecidos incríveis da Coats pra você se jogar na lindeza da Coleção Arte Floral.
Continuem usando as hashtags #tecidoscoatscorrente #quiltcomacoats  #coleçaoartefloral  #estreladoquiltalong  no Instagram e Facebook (se quiser marque Fá Giandoso nas fotos no Facebook), pois estamos de olho e os presentinhos estão loucos pra arrumar uma dona feliz!
Semana que vem continuamos nosso Quilt-Along!!!

Pin It

10 comentários:

Fabiana Mazocco disse...

Fá Giandoso vc vai fazer todos os blocos iguais?Ficará um tamanho de um colcha de solteiro?Vou ter que comprar mais paninho!

Fá Giandoso disse...

Eu vou fazer o mesmo bloco. Estou pensando em fazer um Baby Quilt com nove blocos. Você decide quantos blocos quer para seu trabalho. Pode ser um apenas ou vários. O importante é se divertir!
Beijo

Unknown disse...

Fa, depois que uni as fileiras o quadrado do meio não encaixou bem, ai tentei montar por quadrados, refilei eles com a medida de 4" 3/8 que é a medida do quadrado maior. Ai ele encaixaram. Será que fiz algo errado em relação as fileiras?

Édna Antunes disse...

Fá te amooooo To rindo litros aqui contigo...uma tarde mais feliz com Fá Giandoso, mais tarde partindo pra confecção do bloco mais lindo desta vida!!! bjus no coração

Fá Giandoso disse...

Perla querida como disse no post eu costuro as fileiras de cima e as de baixo e depois junto os HST pra poder unir com o quadrado.
Dá certinho.
Se vc conseguir o mesmo resultado de outra maneira tá tudo certo!
Beijo

Unknown disse...

Obrigada Fa, bj

Anônimo disse...

Oi Fa, quando li sobre o ganhar tempo, lembrei deste tutorial: www.connectingthreads.com/tutorials/ quilting_tutorials.html., não sei se vc já viu...fiquei impressionada com costurar 16 HSTs de uma só vez...bjs
Sueli Goncalves da Silva

Fá Giandoso disse...

Sueli querida conheço a técnica.
Não indico quando você quer bastante precisão nos blocos para formar uma outra figura.
Beijos

Édna Antunes disse...

Fá, tá valendo eu fazer somente um bloco e aumentar o espaço negativo , fazendo uma almofada? bjosss

Fá Giandoso disse...

Super está!